quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fórum de Marketing e Negócios do Paraná - parte 2


Agora finalizando o assunto Fórum de Marketing e Negócios do Paraná.
O ex-presidente da Coca-Cola no Brasil, Bill Taylor, deu uma palestra sobre como vender sem baixar o preço, explicando os dilemas do mix de marketing frisando como é importante a diversificação dos itens de estoque. Lembrando que mesmo a Coca-Cola (refri mesmo), como produto único, muda diversas vezes, dependendo onde está e o contexto de onde está. Você pode descobrir mais em http://www.taylors-oc.com/.


Nigel Hollis, vice-presidente da Millward Brown, discursou da força global de marcas regionais. Primeiro que devemos considerar as diferenças culturais manifestadas em valores, costumes e crenças, conhecer os níveis de sofisticação sobre a publicidade (information x emotion and entertainment) e perceber como a impressão está sendo passada e como está sendo processada. Para um bom começo global você vai precisar de:
-  Idéias criativas que tenham impacto no comportamento das pessoas (common need);
-  Motivações em comum e relevantes para a marca;
-  Um mundo imaginável, que não está enraizado em povo nenhum (Avatar).
Muito mais a acrescentar aqui. http://www.mb-blog.com

            E a apresentação bombástica (nos melhores dos sentidos) da noite foi a de Silvio Meira (@srlm). E quem diz não é a blogueira, e sim uma observadora dos aplausos intermináveis e de criaturas que levantaram de suas cadeiras para aplaudir esse que já foi considerado uma das 100 pessoas mais importantes das tecnologias da informação do Brasil.
             É difícil tentar resumir ou mesmo explicar tudo que foi dito, porém citarei algumas de suas lições. Você, caso seja curioso como eu, pode ler tudo e mais um pouco do que ele pensa no seu blog. http://www.smeira.blog.terra.com.br/.
Inovação é uma palavra-chave. E que começa com o descontentamento.
Para inovar precisamos aprender, desaprender e reaprender. Por isso você deve executar,T.E.A.: Tentar, Errar e Aprender. Pois 98% do seu negócio é feito de gente. De pessoas.
(É aquela coisa, se você trabalha em uma imobiliária, você não trabalha com imóveis, e sim com pessoas. Sempre, em todos os lugares.).
E essas pessoas formam um time. Esse time precisa estar coeso resolvendo problemas. Deve ter o mesmo propósito, como uma comunidade. E a informaticidade é necessária para termos esses sistemas de informação pessoais (S.I.P.) conectados.
A integração é tendência. Criação colaborativa, internet das coisas, volume de dados, bens públicos criados em rede.
Os negócios tendem a ser mais voláteis, mais complexos e multifacetados.
Tudo é software.

E como infelizmente John Ploumitsakos, da Google, não falou sobre nada muito diferente do que os profissionais e até estudantes do meio já sabem, como usar as ferramentas de publicidade do Google e como encontrar o target, e que a web está se tornando cada vez mais social, agradeço a você, leitor, por ter lido até essa última palavra.

1 comentários:

Amanda Riesemberg disse...

Mais informações da palestra do Silvio Meira: http://gpaparana.com.br/component/content/article/36-planejamento/180-forum-de-marketing-e-negocios-do-parana-sintese-da-palestra-de-silvio-meira

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