domingo, 12 de dezembro de 2010

O significado da arte

Olá!
Hoje é domingo e tem um post lindo aqui.
Desculpem a ausência. Os tempos não estão fáceis, os dias não são longos o suficiente, e as coisas continuam acontecendo.



"      A história do desenvolvimento humano nada mais é do que uma disciplina longa de sensações. A obra de arte é a manifestação do sentimento...
      Qual a missão da arte? Originária da propensão erótica fora do amor, a arte é inútil, - inútil como o esplendor corado das pétalas sobre a fecundidade do ovário. Qual a missão das pétalas coradas? De que nos serve a primavera ser verde? As aves cantam. Que se aproveita do cantar das aves? A arte é uma consequência e não um preparativo. Nasce do entusiasmo da vida, do vigor do sentimento, e o atesta. Agrada sempre, porque o entusiasmo é contagioso como o incêndio. A alma do poeta invade-nos. A poesia é a interpretação de sentimentos nossos. Não tem por fim agradar...
      A verdadeira arte, a arte natural, não conhece moralidade. Existe para o indivíduo sem atender à existência de outro indivíduo. Pode ser obscena na opinião da moralidade: Leda; pode ser cruel. Roma em chamas, que espetáculo!
      Basta que seja artística.
      Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana - acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase."

Trecho do livro O Ateneu.

xOxO

Ao menos no domingo, eu gostaria de ser poeta.

0 comentários:

Postar um comentário