domingo, 31 de outubro de 2010

Um dia na vida de Anne Frank

"                                                                                       Sábado, 3 de outubro de 1942
Querida Kitty,

      Todo mundo zombou um bocado de mim ontem porque me deitei na cama junto do Sr. van Daan. "Na sua idade! Chocante!", e outros comentários do tipo. Besteira, claro. Eu nunca quereria dormir com o Sr. van Daan do jeito que eles insinuavam.
      Ontem, mamãe e eu tivemos outra briga, e ela realmente armou o maior escâncalo. Contou todos os meus pecados a papai e começou a chorar, o que me fez chorar também, e eu já estava com uma tremenda dor de cabeça. Até que enfim contei a papai que gosto mais dele que de mamãe, e ele respondeu que era só uma fase passageira, mas não acredito. Simplesmente não suporto mamãe, e tenho de fazer força para não gritar com ela o tempo todo e para ficar calma quando tenho vontade de lhe dar um tapa na cara. Não sei por que criei uma aversão tão grande por ela. Papai diz que, se mamãe não estiver bem, ou estiver com dor de cabeça, eu deveria me oferecer para ajudar, mas não faço isso porque não a amo e não gosto de fazer. Consigo imaginar mamãe morrendo algum dia, mas a morte do papai me parece inconcebível. É muita ruindade minha, mas é assim que me sinto. Espero que mamãe nunca leia isso ou qualquer outra coisa que escrevi.
      Ultimamente estão deixando eu ler mais livos de adultos. Eva´s jeudg, de Nico van Suchtelen, está me ocupando no momento. Não acho que haja muita diferença entre este livro e os livros para adolescentes. Eva achava que as crianças cresciam em árvores, como maçãs, e que a cegonha as arrancava da árvore quando estavam maduras e levava para as mães. Mas a gata de sua amiga teve gatinhos e Eva observou quando eles saíram da gata, por isso pensou que as gatas punham ovos e os chocavam como galinhas, e que as mães que queriam filhos também subiam para o quarto, alguns dias antes de ter o nenêm, para pôr um ovo e chocá-lo. Depois que os bebês chegavam, as mães estavam fracas de tanto ficar agachadas. Num determinado ponto, Eva também queria um bebê. Ela pegou um xale de lã e estendeu-o no chão para que o ovo pudesse cair nele, e então se agachou em cima e começou a fazer força. Ela olhava enquanto esperava, mas não saiu nenhum ovo. Finalmente, depois de ficar sentada durante muito tempo, saiu uma coisa, mas era uma salsicha, e não um ovo. Eva ficou envergonhada. Pensou que estava doente. Engraçado, não é? Também há umas partes em Eva´s jeugd que falam de mulheres que vendem os corpos nas ruas e pedem muito dinheiro. Eu ficaria envergonhadíssima diante de um homem dessa maneira. Além disso, o livro fala da menstruação de Eva. Ah, estou louca para chegarem minhas regras - finalmente serei adulta. 
      Papai anda de cara amarrada de novo e ameaçando pegar meu diário. Horror dos horrores! De agora em diante, vou ter de escondê-lo.

                                                                                                                Anne Frank."


FRANK, Otto H.; PRESSLER, Mirjam. O Diário de Anne Frank. 4ª edição. Rio de Janeiro: BestBolso. 2008.

*Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929. Morreu aprisionada no campo de concentração Bergen-Belsen, 3 meses antes de completar 16 anos.


Nesse Halloween, a eleição de uma bruxa.
Bom domingo.

0 comentários:

Postar um comentário